A resposta é não. A fisioterapia pélvica é focada para a mulher que está gestante, independente da via de parto que ela escolher. Vem saber o porquê.
Nosso objetivo com essa mulher é preparar o corpo fisicamente para suportar as sobrecargas que uma gestação pode trazer. É aliviar dores e desconfortos. Essa história de só porque é gestante que tem que sentir dor é a maior furada. Na fisioterapia pélvica, aliviamos dores na lombar, no ciático, no quadril, as famosas pontadas na vagina. Para tudo isso existe tratamento e melhora dos sintomas.
Além de aliviar os desconfortos, a mulher gestante precisa fazer um preparo perineal independentemente do tipo de parto. Já é comprovado cientificamente que o peso do bebê no assoalho pélvico da mulher durante toda a gestação, pode gerar disfunções dessa musculatura, como incontinência urinária (escapes de xixi), bexiga caída (prolapsos) entre outros. Você já provavelmente já viu uma mulher grávida tendo escapes de xixi e não, isso não é normal, apesar de ser comum. Devido a isso, a necessidade de fortalecer o assoalho pélvico, vai além do parto.
Pensando sobre parto, sim, na fisioterapia pélvica, conseguimos melhorar o períneo e trazer mais mobilidade para a pelve (bacia) da mulher, que favorece o parto vaginal. E também, durante a fisioterapia pélvica, é conversado sobre muitas coisas sobre parto e pós-parto, tendo também um papel educacional desta mulher na gestação. Esse preparo, vai beneficiar a gestante no parto, reduzindo riscos de complicações perineais e lacerações e também prevenindo disfunções no pós-parto.
E a mulher que quer cesárea, precisa de fisioterapia pélvica? Sim, porque essa mulher também vai sofrer as sobrecargas da gestação. Vai ter alterações no corpo que precisam ser cuidadas, para não ter disfunções lá na frente. E também na fisioterapia pélvica, podemos prepará-la para um pós operatório de cesárea melhor, com menos dor e mais informações.
E se eu pudesse dar uma dica para quem está grávida é invista em informação e bons profissionais. Esse é o melhor pré-natal que você pode fazer. E claro, prepare, cuide do seu corpo e não deixe de fazer fisioterapia pélvica.