Essa é uma pergunta muito comum. Muitos sabem que precisam de fisioterapia pélvica, mas não sabem como funciona o tratamento. E esse post é justamente para informá-los.
Uma das principais coisas que você precisa saber é que o fisioterapeuta é um profissional de saúde de primeiro contato. Isso quer dizer que, você pode agendar sua consulta diretamente, sem ter encaminhamento de outro profissional de saúde. Mas se tiver encaminhamento, é ótimo. Um tratamento multidisciplinar é sempre a melhor opção.
O primeiro contato será uma consulta de avaliação. Mas se eu já tenho o diagnóstico, por que preciso de avaliação? Porque a avaliação do fisioterapeuta é diferente da avaliação médica. Vamos dizer que você tem incontinência urinária (escapes de xixi) e foi encaminhada para se tratar com a fisioterapia. Quando chegarmos lá, precisamos entender o porquê que isso está acontecendo. Você perde xixi porque tem o músculo do períneo fraco? Ou por que não consegue esvaziar a bexiga? Como são seus hábitos urinários? Entende que é preciso ir mais a fundo, para a gente determinar o tratamento. Quando sabemos a causa, fica mais fácil tratar.
Na avaliação então avaliaremos sua condição muscular, faremos alguns testes simples para determinar a causa das queixas, investigaremos hábitos de saúde e hábitos gerais que possam estar influenciando no que está acontecendo com você. Sabendo de tudo isso, partimos para o tratamento.
O tratamento será feito com orientação do fisioterapeuta para mudanças de hábitos que melhorem a queixa e por exercícios específicos para sua condição muscular. Se você tem fraqueza vamos fortalecer. Se você não sabe como contrair o músculo, vamos te ensinar. Se você tem dor, vamos fazer vários exercícios e recursos para aliviar sua dor. Lembrando que tudo isso é sempre no seu limite e na sua capacidade, que só conhecemos por meio da avaliação.
O tratamento pode ser feito por encontros semanais (o ideal), quinzenal ou outra forma. Tudo vai depender da sua necessidade e do que foi combinado entre fisioterapeuta e paciente. É muito importante nesse processo, o paciente se responsabilizar pelo seu tratamento e seguir as orientações indicadas, porque senão, o processo tende a ser mais lento ou menos efetivo.
Quando tempo dura o tratamento? Impossível dizer, cada corpo é único e demora um tempo para responder o tratamento. Mas o que sabemos é que no geral, o tratamento com a fisioterapia não tende a ser tão longo, em 3 meses já vemos resultados importantes.
Se você ainda tem dúvida de como funciona o tratamento ou como seria no seu caso, envie uma mensagem que ficaremos felizes em te explicar.