A gestação é um momento único e especial na vida da mulher. Com ela vem várias adaptações corporais para o corpo se adequar ao baby que ali está crescendo e tá tudo bem, em uma gestação saudável, essas adaptações são fisiológicas e a mulher não precisa de nenhum tratamento por isso.
Porém, a nossa sociedade mudou, as mulheres vivem uma vida diferente das mulheres de antigamente, nós perdemos o contato e conhecimento do nosso corpo, além de termos outros hábitos de vida, somos mais sedentárias, ficamos mais sentadas e movimentamos menos nossa pelve (que tem papel fundamental na gravidez). E aí, juntando tudo isso mais aquelas alterações corporais, podem causar alguns desconfortos e dores.
E por isso que a fisioterapia entra nessa história. Nenhuma dor ou desconforto é aceitável na gestação e dá sim para ser melhorado. Não é porque está grávida, que tem que ficar sofrendo certo?
Alguns benefícios da fisioterapia durante a gravidez:
- Diminuir dores corporais, incluindo dores pélvicas e na coluna
- Prevenir e tratar escapes de urina (não é normal perder urina na gestação)
- Melhorar o funcionamento do intestino
- Prevenir uma diástase patológica pós parto
- Preparar o corpo e o assoalho parto para o parto e pós parto
- Diminuir risco de lacerações durante o parto normal
- Ensinar exercícios corretos para realizar na hora do parto para ajudar na dilatação e
evolução do trabalho de parto
Poderia ficar horas falando dos benefícios que são imensos. Se você está em dúvida dos benefícios, dê uma chance. Toda mulher é capaz de gerar e parir seu filho independente de fisioterapia ou não. A atuação da fisioterapia vai ser em resgatar o autoconhecimento corporal dessa mulher, empondera-la e informá-la sobre as mudanças do seu corpo no momento da gestação e do parto. E aí, essa mulher vai chegar muito mais preparada e segura para ter seu bebê.
E ah para deixar claro, não é Pilates, Yoga, apesar dessas técnicas ajudarem muito, a fisioterapia pélvica vai trabalhar com exercícios específicos para cada momento da gestação e exercícios baseados na biomecânica. E por fim, a fisioterapia pélvica é para todas as gestantes, independente da vida de
parto.